
Enem: COP30 faz com que provas sejam aplicadas em datas diferentes no Pará. Crédito da foto: José Cruz/Agência Brasil.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 será aplicado em datas distintas conforme a localidade dos candidatos. Na maioria dos estados brasileiros, as provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. Já nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o exame foi remarcado para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém entre 10 e 21 de novembro.
Recorde de inscrições
Nesta edição, o Enem registrou 4.811.338 inscrições confirmadas, representando um aumento significativo de 11,22% em relação a 2024 e 38% na comparação com 2022. Deste total, cerca de 3 milhões de candidatos (63,4%) são isentos da taxa de inscrição, enquanto 1,39 milhão tiveram seus dados pré-preenchidos pelo Inep – uma novidade implementada este ano.
São Paulo lidera inscrições
Os estados com maior número de inscritos são São Paulo (751.648), Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019). Essa distribuição reflete o peso demográfico dessas unidades federativas, além da importância do Enem como principal mecanismo de acesso ao ensino superior em todo o país.
Estrutura das provas
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de Língua Portuguesa, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, o exame avaliará os conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática. Essa estrutura se mantém tanto para as datas regulares (novembro) quanto para as provas no Pará (dezembro).
Importância do exame
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior brasileiro, sendo utilizado pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Além disso, muitas instituições de ensino públicas e privadas utilizam as notas do exame em seus processos seletivos, inclusive universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep.