
Fernanda Torres emocionada com as três indicações. Foto Crédito: Reprodução Instagram
O filme “Ainda Estou Aqui” vai concorrer ao Oscar 2025 em três categorias. A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz enquanto a produção brasileira disputa como Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito no final da manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles (EUA).
Fernanda Torres foi selecionada ao lado das atrizes Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Além de “Ainda Estou Aqui”, as produções Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked foram escolhidas na categoria Melhor Filme. A obra brasileira disputa a premiação com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia) como Melhor Filme Estrangeiro.
Fernanda Torres já havia sido premiada, no início do mês, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.
Tradição familiar
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria do Oscar para a qual a filha foi indicada em 2025 por sua celebrada atuação em “Central do Brasil”, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Tanto “Ainda Estou Aqui” como “Central do Brasil” foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. A cerimônia de premiação do Oscar este ano está prevista para o dia 2 de março, também em Los Angeles.
“Jamais vou esquecer”
A atriz Fernanda Torres comemorou nas redes sociais sua indicação bem como as duas indicações de “Ainda Estou Aqui”. Emocionada, a brasileira agradeceu ao diretor do longa, o cineasta Walter Salles.
Fernanda agradeceu aos colegas que trabalharam com ela na produção brasileira, incluindo o ator Selton Mello. “Foi um filme que a gente fez na felicidade.”
“Acima de tudo, quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo”, disse, ao se referir à personagem que interpreta em Ainda Estou Aqui.
Na postagem, a atriz também agradeceu ao filho de Eunice, Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo que inspirou o longa. “Um livro extraordinário, que nos possibilitou fazer esse filme.”
“Eu jamais vou esquecer. É uma coisa histórica, uma coisa muito emocionante pra mim, por minha mãe [a atriz Fernanda Montenegro] ter estado nesse lugar 25 anos atrás, pelas mãos do Walter. E também pelo que isso significa para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira. Um filme falado em português.”
“Estou muito emocionada, muito surpresa. Eu amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria – não só pra mim, pro Walter e pra todo mundo envolvido nesse filme, como pro país inteiro”, concluiu.
O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva, também comemorou as indicações do longa brasileiro aos Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles.