
Não é segredo que o riso faz você se sentir bem. Ele ajuda a nos conectarmos com as pessoas e a nos sentirmos relaxados. Mas talvez você não saiba que o riso também faz mágica sob a superfície, afetando nossa saúde física, emocional e mental. Uma pesquisa publicada na revista Complementary Therapies in Medicine sugere que o riso e o humor geralmente melhoram o bem-estar em adultos a partir dos 60 anos de idade. Aqui está um apanhado do que a ciência tem descoberto por trás do riso. Entenda exatamente como o riso pode beneficiar a sua saúde enquanto você envelhece.
1. Aumenta o seu sistema imunológico
O sistema imunológico enfraquece naturalmente com o tempo. Ele pode responder mais lentamente conforme você envelhece, tornando mais difícil combater vírus e curar infecções.
O riso melhora a capacidade do seu sistema imunológico de proteger seu corpo. O ato de rir aumenta a produção de células imunológicas e anticorpos no seu sangue para que você possa montar uma resposta mais forte a germes e infecções.
2. Diminui o estresse
Manter os níveis de estresse baixos conforme você envelhece é essencial. O estresse crônico pode acelerar o processo de envelhecimento. Além disso, a inflamação resultante coloca você em maior risco de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas.
O riso ajuda a diminuir o cortisol (hormônio do estresse). Até mesmo uma única sessão de riso pode reduzir seu nível de cortisol em 37%, e não importa quanto tempo você ri ou o que causa isso.
Encontrar algo engraçado também pode reduzir a tensão física. Uma sessão de risadas relaxa seus músculos, e a sensação pode durar até 45 minutos.
3. Melhora a saúde do coração
A pesquisa sugere que pessoas que riem regularmente têm menor probabilidade de serem diagnosticadas com doença cardíaca ou derrame. Toda vez que você ri, sua frequência cardíaca e sua respiração aumentam. Como resultado, seu coração bate mais forte e rápido, enviando mais sangue oxigenado por todo o corpo. A circulação melhorada reduz o risco de doença cardíaca.
O riso também afeta a saúde do seu coração ao:
- Reduzir a pressão arterial: Os hormônios do estresse restringem os vasos sanguíneos e colocam mais tensão no coração. O riso reduz esses hormônios e libera essa tensão.
- Promover um peso corporal saudável: rir por apenas 10 a 15 minutos queima até 40 calorias.
4. Alivia a dor
Durante décadas, os especialistas reconheceram que o riso ajuda no alívio da dor. Mas um estudo recente que examinou o efeito da terapia do riso e do riso espontâneo em pacientes com câncer relatou que os níveis de dor dos participantes diminuíram pela metade.
O riso pode não necessariamente reduzir a dor em si. Especialistas acham que ele pode simplesmente aumentar sua tolerância à percepção da dor. O riso estimula a liberação de endorfinas – substâncias químicas que fazem você se sentir bem no cérebro e que servem como analgésicos naturais e influenciam sua percepção da dor que você sente.
5. Apoia a saúde mental
Estudos mostram que o riso tem um efeito significativamente positivo na saúde mental, ajudando a reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. Uma das maneiras pelas quais o riso faz isso é causando uma liberação de dopamina, ocitocina e endorfinas – substâncias químicas associadas ao prazer, à motivação e ao aprendizado.
O riso também pode aumentar os benefícios da socialização, o que é crítico conforme você envelhece. O riso é mais eficaz quando acontece em um ambiente de grupo. Rir com os outros promove um senso de pertencimento e conexão. Mesmo desde tenra idade, podemos diferenciar o riso de amigos daquele de estranhos .
Como rir mais
Embora muitos dos benefícios do riso para a saúde sejam especialmente úteis mais tarde na vida, tendemos a rir menos à medida que envelhecemos. Na verdade, as crianças riem aproximadamente 400 vezes por dia, enquanto os adultos só conseguem rir cerca de 15 vezes.
Algumas ideias para incluir mais risadas em sua vida incluem:
- Relaxe: Rir não é um talento, é um hábito. Quando você adquire o hábito de procurar humor em situações cotidianas, você começa a rir mais facilmente. Se você derramar seu chá, encontre o engraçado nisso. Se você vir algo engraçado, não segure seu riso.
- Faça você mesmo rir: A maioria das pesquisas sobre riso foca no riso espontâneo – rir de algo que você vê ou ouve. Mas também há efeitos terapêuticos no riso simulado que você força.
- Programe pausas para rir: Várias vezes ao dia, tire um momento para procurar algo engraçado. Procure online por um vídeo engraçado, assista a uma sessão de comédia ou ligue para seu amigo ou parente mais engraçado.
- Experimente a ioga do riso (o riso como exercício): Ioga do riso usa exercícios de respiração e movimento para encorajar o riso. Pesquisas mostram que o yoga do riso pode melhorar os sintomas de depressão e a satisfação com a vida.
Um pouco de história
O riso terapêutico tem uma longa história, no entanto, o estudo científico do riso (gelotologia; riso é gelos em grego) data de 1964, quando William Fry, um pesquisador de humor, fundou o Instituto de Gelotologia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América. Fry destacou o valor do humor e do riso no processo de envelhecimento, e demonstrou os benefícios do riso na pressão arterial e no sistema cardiovascular. Como resultado da capacidade do riso de reduzir o estresse e a dor, relaxar os músculos e beneficiar os sistemas cognitivo e imunológico, terapias do riso foram legitimadas e desenvolvidas ao longo do tempo. A maioria era baseada em humor e comédia, como a terapia do palhaço de Patch Adams, por exemplo.
Intervenções de riso dispensando humor (o humor, embora universal, é algo individual) foram popularizadas pelo dr. Madan Kataria na Índia. Kataria adicionou piadas às suas aulas de ioga em 1995 para aproveitar os benefícios do riso para a saúde. Quando as piadas acabaram, ele aconselhou os participantes a “rir sem motivo”.
A ideia de “fingir” o riso como terapia não era nova, mas a escala era. De acordo com Kataria, existem milhares de clubes de ioga do riso combinando técnicas de respiração com palmas e exercícios lúdicos. O qigong do riso, promovido para a saúde em Taiwan desde 1998, usa princípios da medicina chinesa e enfatiza a respiração e a força do núcleo.