
Crédito da foto: Divulgação/A4&holofote.
O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo opera com 11% do estoque de bolsas de sangue do tipo o positivo. O ideal é manter as reservas com 90 unidades e, atualmente, o Banco opera com dez. Também faltam doações de outros grupos sanguíneos. O diretor do Banco de Sangue do HSPE, o hemoterapeuta Fábio Lino, reforça que uma doação de bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “A situação é crítica; por isso, pedíamos àqueles que possam doar, que doem. O procedimento é simples e rápido, além de fazer bem a quem precisa”, destaca.
O Banco de Sangue do HSPE funciona na capital paulista, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, e aos sábados, das 08h às 16h. O endereço é Rua Pedro de Toledo, nº 1.800 – Vila Clementino.
Quem pode doar
- Apresentar boas condições de saúde;
- Estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 (quatro) horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta);
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Apresentar documento de identidade original com foto;
- Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.
Saiba mais em: https://www.iamspe.sp.gov.br/espaco-do-usuario/hspe/doacao-de-sangue/.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na capital.